Coordenação de Extensão

O Campus Avançado Chapada Diamantina desenvolverá a extensão, em parceria, com a sociedade, usando o espaço institucional para construir projetos de intervenção social, a partir das necessidades e interesses comuns à região. 

Os projetos de Extensão contemplarão as prioridades identificadas pela população para estimular a interlocução entre as partes e valorizar os interesses comuns.

As atividades promoverão a troca de saberes, a integração com a população da regional com o fim de melhorar a sua qualidade de vida, estimular a inclusão social, o aprendizado contextualizado, o desenvolvimento cultural com responsabilidade social e a formação da cidadania.

Dentre as atribuições institucionais da Extensão, destacam-se a divulgação das ações e a promoção entre a universidade e a sociedade por meio da produção, socialização, memória e difusão de conhecimentos.

Para o cumprimento das atribuições institucionais, a Extensão, contemplou as seguintes áreas de atuação: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

 

Finalidades:

Implementar as políticas e diretrizes de extensão, bem como apoiar e supervisionar programas de integração Universidade-Sociedade, interiorização, tecnologias sociais e ambientais.

A Coordenação de Extensão (CEXT) coordena e articula políticas culturais que atendem a preservação do patrimônio artístico da UEFS, a promoção e difusão das atividades culturais desenvolvidas pela comunidade acadêmica, integrando-as aos meios de produção de bens culturais do Estado.

Fazem parte da CEXT o Memorial da Chapada Diamantina (MCD), Auditório Ronaldo Senna (ARS), a Sala de Exposições do Acervo Museológico e a documentação e os Projetos Especiais.

Missão:
Promover a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, por meio da produção, socialização, memória e difusão de conhecimentos.

Objetivos:

  • Contribuir para a formação acadêmica /profissional cidadã do estudante de graduação da UEFS comprometido com a transformação da sociedade;
  • Promover e apoiar ações que favoreçam a integração universidade/sociedade;
  • Apoiar programas e projetos voltados ao desenvolvimento social, cultural, científico, ambiental e tecnológico;
  • Ampliar e estabelecer parcerias com instituições para realização das ações.
  • Integrar as ações acadêmicas de pesquisa e ensino aquelas de extensão de forma a fortalecer o compromisso social da universidade.